sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O QUE É O CONCURSO PÚBLICO: entenda um pouco mais sobre o assunto

Temos observado que muitas pessoas nos ligam, nos procuram, ficam interessadas em alguns cursos que veem ou ouvem em nossas propagandas e não sabem bem o que é o concurso público.  Algumas até acham que esse pode ser um sonho muito distante para elas.  Que só os "ricos", os "filhos de papai" que têm acesso.  Enganam-se as pessoas que pensam dessa forma, já que concurso público é o meio mais democráticos de ingresso às carreiras públicas, pois não depende de ninguém para liberar o seu acesso, somente do seu esforço, dedicação, perseverança e força de vontade. Na maioria das vezes não é exigida qualquer experiência.
Por tudo isso decidimos botar aqui alguns pontos para tentar esclarecer algumas dúvidas.  Lembrando que nossos canais de comunicação estão sempre abertos pra quaisquer esclarecimentos.


Hoje há milhares de carreiras públicas com vagas para todos os cantos do Brasil, tanto em órgãos municipais (prefeituras, guarda municipal, câmaras de vereadores, companhias de limpeza urbana, águas, luz, etc), como em órgãos estaduais (assembleias legislativas, tribunais de contas, tribunal de justiça, ministério publico, tribunais regionais, polícias militar e civil, órgãos de fiscalização, dentre outros) e federais (tribunais  superiores, Receita Federal, polícia federal, polícia rodoviária federal, autarquias, fundações, institutos, bancos, dentre outros).
Os salários são os mais variados possível, porém, há algumas carreiras que são mais procuradas, principalmente por terem salários melhores.

No caso de Tribunais regionais, tribunais superiores e tribunais de justiça, podemos encontrar carreiras de nível fundamental (isso mesmo, fundamental) com salários beirando 3 mil reais.  Carreiras de nível médio com salários em torno de 5 mil reais e de nível superior, com salários em torno de 8 mil.  Também há carreiras de área policial e fiscal, que também contam com ótimos salários, podendo chegar a R$ 15 mil reais (ou mais), dentre outras.  

Além dos altos salários, muitos órgãos oferecem vários benefícios, como auxílios alimentação, refeição, creche, educação, transporte, participação em lucros e rendimentos, que muitas vezes são um segundo salário, etc.  

Não vamos aqui ter a pretensão de listar um por um dos concursos em nível municipal, estadual e federal, pois tornaria-se uma lista eterna e com certeza, não esgotaríamos a relação.

Tentaremos a partir de agora explicar um pouco sobre:

O QUE É CONCURSO PÚBLICO?


Concurso público é um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação. Apesar do processo geralmente ser preparado por empresas especializadas, a responsabilidade da avaliação dos serviços cabe às áreas de Recursos Humanos legalmente designadas.
Geralmente os concursos são exigidos para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo e também para evitar que políticos ocupando cargos eletivos usem de sua influência para fornecer empregos públicos a parentes e conhecidos, desrespeitando assim os princípios da igualdade e da isonomia.

Concursos públicos no Brasil

No Brasil, os concursos são de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas. Note-se que mesmo para cargos ou funções temporárias (com prazo determinado), o preceito constitucional exige concurso, que nesse caso é chamado de processo seletivo.
O edital pode ser chamado de a "lei do concurso". A inscrição do candidato fica condicionada ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção expressamente previstas, também no edital.
O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. 

Contextualização

Os concursos públicos no Brasil tornaram-se uma opção muito popular, devido à grande estabilidade de carreira proporcionada e aos altos salários, muitas vezes sem exigência de experiência de trabalho prévia. Com o advento da Internet, os concursos passaram a ser ainda mais concorridos, devido à maior divulgação, juntando-se ao fato do grande desemprego entre jovens em começo de carreira. Aqueles que se dedicam em tempo integral ou parcial aos estudos são denominados de concurseiros. 
As Principais disciplinas cobradas em concursos podem variar muito dependendo do grau de formação exigido pelo cargo a que se está concorrendo.  Há disciplinas básicas que estão presentes em quase (quiçá todos) os concursos públicos, como é o caso do português.  Para concursos até nível médio, por exemplo, cobra-se mais comumente: Língua Portuguesa, Raciocínio lógico matemático, Matemática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática.  Para concursos de nível superior, pode ser cobrada Língua Estrangeira, além de disciplinas específicas, como Economia e Finanças públicas, Direito Civil, Direito Processual, Direito Penal, Direito Tributário, Contabilidade, Administração e Gestão Pública entre outras. O que determinará as disciplinas exigidas no cargo será o edital do concurso.  


Fonte: http://www.tudosobreconcursos.com (com alterações)


Quais são as etapas de um concurso?



Criação ou existência de vagas
Para realização de um concurso é necessário que, primeiramente, sejam criados os cargos por meio de uma lei e que haja previsão orçamentária para o preenchimento das vagas. Ou, ainda, que existam vagas abertas, por conta de aposentadorias, falecimentos, transferências etc.

Pedido de autorização
Caso o órgão tenha vagas, ou tenha sido autorizado a criar mais, é feito o pedido de autorização ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG.

Autorização para a realização do concurso
Concedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a autorização é publicada no Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado ou Distrito Federal.

Contratação da Banca Examinadora
Após a autorização de realização do concurso, o órgão escolhe a entidade organizadora do certame, e, junto à organizadora, repassa todas as orientações para que a empresa responsável possa confeccionar a minuta do edital de abertura do concurso.
           As principais instituições organizadoras de concursos públicos no Brasil são: Centro de Seleção e Promoção de Eventos - Cespe/UnB, Escola de Administração Fazendária - EsafFundação Carlos Chagas - FCC, Fundação Universa, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Cesgranrio, Vunesp, Núcleo de Computação Eletrônica – NCE/UFRJ, dentre outros.

Publicação do edital
O edital é o documento que dita as regras do processo seletivo. Primeiramente sai o edital de abertura, que traz todas as regras do certame. Se necessário, é publicado uma retificação, que é um edital que pode acrescentar, corrigir e/ou modificar informações do concurso. Por último, é publicada a convocação, que serve para solicitar o comparecimento dos candidatos para as avaliações. 
Os editais são publicados no Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado ou Distrito Federal, conforme a área de abrangência do concurso. As organizadoras também publicam os editais em seus respectivos sites.

Aplicação das provas
As provas são aplicadas sempre aos finais de semana. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência e se atentarem para as normas do edital quanto ao uso de materiais eletrônicos e ao que pode ou não ser utilizado nas provas.

Gabarito e prazo para recursos e reclamações
O gabarito é onde aparecem as respostas corretas das provas já realizadas e, normalmente, são divulgados logo após a aplicação do exame. Já o prazo de recurso é o período dado ao candidato para que ele possa entrar com recurso contra o gabarito da prova.

Resultado final e divulgação da lista de aprovados
O resultado é divulgado algum tempo após as etapas anteriormente citadas. Normalmente, também existe um período para o candidato entrar com recurso caso não concorde com o resultado final.

Homologação do concurso
Homologação é o resultado final após todas as etapas e recursos. Nela, consta a lista dos candidatos classificados.

Convocação de aprovados
É quando o órgão convoca os aprovados para se apresentarem com os devidos documentos solicitados no edital, e assim começarem a exercer suas funções.

Quais são os itens importantes em um edital de abertura de concursos
Para uma boa leitura do edital do concurso é preciso se ater a alguns pontos importantes, como:
·         número de vagas;
·         vencimentos ou remuneração;
·         nível mínimo de escolaridade exigido, que pode ser fundamental, médio, médio-técnico e superior;
·         data de inscrição;
·         data das provas;
·         prazo de validade do concurso; e
conteúdo programático, onde serão listadas todas as disciplinas cobradas na prova.






Nenhum comentário:

Postar um comentário